Case TJSP

Case Tribunal de Justiça – SP

(VMWare)

Desafios

  • Evolução do ambiente computacional para a verdadeira jornada
    para nuvem híbrida
  • Modernização do Datacenter com a ampliação do uso de nuvem privada
  • Melhorar a governança e gestão da infraestrutura de TI
  • Consolidar e melhorar a disponibilidade do ambiente
  • Diminuir custos

Solução

Desvincular a infraestrutura atual da solução e partir para a modernização do ambiente utilizando tecnologia SDDC, Software Defined Datacenter, com o VMWARE vCloud Foundations.

Propomos ao cliente a consolidação dos mais de 650 servidores atuais com acesso a 17 storages para um ambiente híbrido, a maioria para ambiente SDS (Software Defined Storage) utilizando o VMWare vSAN, diminuindo em muito a quantidade de servidores e storages.

Isso permite a aquisição de servidores padrão de mercado que aumenta a competitividade, maior número de fornecedores e, por consequência, redução de custo de aquisição. Além disso, incluímos a solução de SDN (Software Defined Network), VMWare NSX, onde o cliente pode operar os dois datacenters como um único, aumentando a disponibilidade e acesso aos sistemas do Tribunal, segmentando a rede, controlando e garantindo maior segurança entre redes.O mesmo ocorre com o ambiente de Desktops virtuais e controle de dispositivos, agora impulsionada pela pandemia, incluímos na solução os produtos WorkspaceONE, que gerenciam e controlam dispositivos como tablets e celulares e a VMWare Carbon Black, que oferece proteção de end-points garantindo segurança aos acessos remotos ao Tribunal.

Resultados

Redução expressiva de servidores (50%) e storages (mais de 70%), com isso, o cliente reduz o consumo de energia, o sistema de refrigeração e o espaço ocupado nos Data Centers.

Com a solução VMWare, o cliente tem maior integração dos serviços distribuídos pelos dois Data Centers e simplifica a integração com futuros serviços externos em nuvem, tem maior disponibilidade dos recursos e de acesso, garantindo o desvio e balanceamento de carga nos Data Centers, ganha maior controle e gerência dos recursos computacionais, centralização de ferramentas de gerência, automação de processos para disponibilidade de novos recursos e garante prazos de entrega mais rápidos e eficientes, além de garantir proteção adicional com a segmentação de redes e controles de acesso mais rígidos.

A plataforma de dispositivos e Desktops virtuais permite grande volume de acessos externos, controles mais eficientes e disponibilidade de aplicações por meio de portal de serviços. Com o Carbon Black, complementa o nível de segurança e entrega das aplicações num ambiente controlado.

Benefícios

  • Maior facilidade no gerenciamento
  • Facilidade na integração entre nuvens pública e privada
  • Controles avançados de segurança e dispositivos
  • Agilidade na disponibilidade de novos ambientes computacionais
  • Maior disponibilidade e qualidade no nível dos serviços
  • Redundância e balanceamento entre os Data Centers, com a utilização efetiva de todo o parque computacional
  • Redução de custos, energia, pessoal, espaço e refrigeração.